E nosso sonho se tornou realidade! Lançamos, durante o Arraiá das Vilas, a BEIJA, nossa moeda local. Seu nome veio da junção da primeira sílaba dos nomes Beatriz, Ida e Jataí.
É um projeto piloto cujo objetivo é valorizar e fortalecer o pequeno comércio das Vilas e o empreendedorismo do nosso território onde a moeda vai circular, assim como as iniciativas desenvolvidas pela comunidade e pelo Coletivo. Ele estará ativo até o final deste ano de 2024.
Como usar as BEIJAS
A primeira distribuição de BEIJAS foi via rifa do Arraiá das Vilas. A rifa sorteou 20 prêmios de $100 BEIJAS cada, o equivalente a R$ 100,00. Veja mais abaixo quem foram os ganhadores.

As BEIJAS podem ser usadas nos comércios e serviços que aderiram ao projeto. Quando receber uma BEIJA, não a deixe na carteira! Use-a sempre para que esta moeda local possa circular.
Importante! Antes de usá-las é preciso escrever no verso da nota seu nome e quando recebeu a moeda. Toda vez que houver uma troca, é preciso escrever estes dados no verso da nota.
Por sua vez, o comerciante ou prestador de serviço pode usar as BEIJAS que receber como troco nas vendas que realizar ou nas suas próprias compras. Também poderá, caso não tenha interesse em repassar localmente, trocar suas moedas com o Coletivo das Vilas por metade do valor a qualquer momento.
Quem receber a moeda local e na morar na região, ou não tiver interesse em usar as BEIJAS, pode doá-las para algum amigo ou amiga que more no bairro, sempre lembrando da dica de colocar os dados no verso da nota. Ou devolver para o Coletivo das Vilas, quando será reembolso em 50% deste valor. Os 50% restantes comporão um fundo financeiro que apoiará outras iniciativas solidárias nas Vilas.
O que é uma moeda local?
Moeda local é uma moeda alternativa relacionada a práticas de economia solidária. Este tipo de moeda é criada e utilizada por comunidades em suas relações de troca comerciais locais, ou seja, ela circula em uma área restrita, um território cujo limite é definido pela própria comunidade.
As moedas locais (também conhecidas como sociais) são consideradas instrumento de desenvolvimento porque estimulam a dinâmica compra-venda nos comércios de uma região. Assim, saem ganhando os moradores e os comerciantes com esta alternativa de “dinheiro”.
Quem ganhou a rifa e onde usar as moedas
Veja aqui quais comércios e serviços já se engajaram no projeto.
Confira abaixo quem foram os ganhadores da rifa.
012 Nina Furukawa
042 Roberto Peixoto
060 Patricia Oliveira
102 Jussara Nery
124 Maria Albuquerque
137 Cristina Pinho
153 Ângela Fontana
162 José Vieira
174 Paola Duarte
204 Silvia Tape
211 Claudia Visoni
248 Manuela Assef
249 Eiko Sujyiama
295 Eloa Carvalho
303 Eliana Boarini
374 Rafael Henrique de Souza
395 Fábio Souza
397 Paulo Belizia
436 Luis Fernando
446 Neiva Otero