Caminhada das Águas – 2017
No dia 26 de agosto, sábado em que a cidade de São Paulo estará vivenciando sua 7ª Virada Sustentável, as comunidades das Vilas Beatriz Ida e Jataí se juntam para organizar a Caminhada das Águas.
Na primeira caminhada, que aconteceu em março de 2015, a cidade vivia a mais aguda crise hídrica de sua história e, naquele momento, as 16 nascentes encontradas por moradores ajudaram a sensibilizar a comunidade, afinal poucos imaginavam que tinham tanta água disponível.
Durante este período muito se aprendeu localmente. O entendimento de que essas águas encontradas não estão próprias para consumo despertou as comunidades das Vilas que, inspiradas no princípio de preservação dos recursos naturais e na força da integração de seus membros, promoveram estudos e ações de intervenção sustentável no meio urbano – muitas com potencial para ser replicadas por todo o território do município.
Um dos pontos de partida foi o entendimento de que as microbacias hidrográficas da região marcam naturalmente um território que propicia a ação comunitária, pois quem vive ou frequenta o entorno de um mesmo córrego, tem mais possibilidade de entender as dinâmicas locais e condições de se unir no sentido da regeneração deste espaço.
Outra ação foi a de transformar as antigas rotatórias concretadas em jardins. Assim, além de fomentar a permeabilidade do solo para auxiliar na manutenção do lençol freático e das nascentes, ainda contribui com outros fatores, como a melhoria da qualidade do ar e a possibilidade de se viver uma cidade mais acolhedora.
Nesta 2ª Caminhada pretende-se, além de apresentar as nascentes das vilas, reconhecer as micro bacias hidrográficas, marcar o divisor de águas entre bacias, mostrar a importância das áreas de reabastecimento do lençol freático e os novos jardins permeáveis da região.
Aproveitando o passeio, também apreciaremos as árvores frutíferas do trajeto como as goiabeiras, amoreiras, pitangueiras, caramboleiras e castanheiras, as abelhas sem ferrão e as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como as taiobas, as beldroegas, as serralhas e, se der sorte, também nossos pássaros, como as almas de gato, maritacas e até gaviões.
No final da caminhada, será feita uma análise das águas do Córrego das Corujas para demonstrar o monitoramento sistemático que as Vilas vêm fazendo nessas águas e avaliar o progresso de suas ações.
A 2a Caminhada – a Caminhada das Águas – é uma oportunidade de divulgar a riqueza de nosso território e da força da comunidade integrada, de compartilhar o conhecimento adquirido e aprimorado nos encontros promovidos ao longo desses dois últimos anos (desde a primeira caminhada), de aprender ainda mais com quem quiser juntar-se a essa expedição e de se divertir!
E é também uma missão: a de remarcar os locais das nascentes e convidar as pessoas a criar e implementar formas de preservá-las.
O roteiro que desenhamos é o seguinte
(vejam também no mapa!):
• 9h – Praça Comendador Manuel de Melo Pimenta – concentração
O passeio começa às 9h, com um café da manhã coletivo e compartilhado na praça.
Traga comidinhas para compartilhar, água pra beber e sua caneca. Evite descartáveis!
• 10h – Saída para a caminhada
• 11:30h – Chegada na Praça das Corujas
No Facebook:
(evento do ano passado) facebook.com/events/838206519571214/
Conheça a proposta na íntegra:
Blog:
Informativo:
Organizador do passeio:
Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Jataí
Apoiadores:
Cidade de Papel, Pizzaria Dona Rosa,
Colégio Rainha da Paz, Colégio Hugo Sarmento e Espaço Funcional