Uma moeda para as Vilas

Muito em breve vamos concretizar um sonho que começou há um bom tempo: ter uma moeda exclusiva para o nosso território!

A partir de julho vamos implantar um projeto piloto de moeda local, que carinhosamente denominamos BEIJA – a junção da primeira sílaba dos nomes Beatriz, Ida e Jataí. O objetivo deste projeto é valorizar e fortalecer o pequeno comércio das Vilas e o empreendedorismo do nosso território onde a moeda vai circular, assim como as iniciativas desenvolvidas pela comunidade e pelo Coletivo. Ele estará ativo até o final deste ano de 2024.

O que é uma moeda local?

Moeda local é uma moeda alternativa relacionada a práticas de economia solidária. Este tipo de moeda é criado e utilizado por comunidades em suas relações de troca comerciais locais. Ou seja, ela circula em uma área restrita, um território cujo limite é definido pela própria comunidade.

As moedas locais (também conhecidas como sociais) são consideradas instrumento de desenvolvimento porque estimulam a dinâmica compra-venda nos comércios e serviços de uma região. Assim, saem ganhando os moradores e os comerciantes e prestadores de serviço com esta alternativa de “dinheiro”.

Como conseguir BEIJAS e onde usar

A primeira distribuição de BEIJAS será via rifa do Arraiá das Vilas. A rifa vai sortear 20 prêmios de $100 Beijas cada, o equivalente a R$ 100,00. Para concorrer, basta comprar um ou mais números da rifa. Cada número custa R$ 10,00.

A rifa está à venda até o dia 28 de junho na comic shop Cidade de Papel, Rua Nazaré Paulista 267, na Dona Rosa Pizzaria, Rua Caminha de Amorim 242, ou clicando aqui.

As BEIJAS podem ser usadas nos comércios e serviços que aderirem ao projeto. Quando receber uma BEIJA, não a deixe na carteira! Use-a sempre para que esta moeda local possa circular.

Por sua vez, o comerciante ou prestador de serviço pode usar as BEIJAS que receber como troco nas vendas que realizar ou nas suas próprias compras. Também poderá, caso não tenha interesse em repassar localmente, trocar suas moedas com o Coletivo das Vilas por metade do valor a qualquer momento.

Veja aqui quais comércios e serviços já se engajaram no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *