Composteiras

A cidade de São Paulo gera, em média, 12 mil toneladas de resíduos domiciliares diariamente (*). Estima-se que metade desta enorme montanha de resíduo é material orgânico, isto é, restos de alimentação, podas e aparas de árvores e gramas. Este lixo orgânico pode gerar um composto, adubo, da melhor qualidade, que poderia ser usado, por exemplo, em nossas praças.

Mas, o lixo orgânico coletado vai direto para aterros sanitários, se mistura a outros materiais –  como plástico e metais -,  se contamina e não serve mais para ser utilizado como adubo. E mais: a decomposição desta mistura produz o gás metano, um dos gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e suas consequências.

Como não desperdiçar este rico material orgânico? Uma das soluções para aproveitar este lixo que geramos diariamente em nossas casas é a compostagem local.

Composteiras comunitárias

Em dezembro de 2017, iniciamos um projeto de compostagem comunitária em duas praças da Vila Jataí. Hoje já são dez composteiras comunitárias em seis praças da região.

Usamos a técnica de compostagem termofílica, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Nesse processo não entram resíduos gordurosos e nenhum tipo de carne, apenas cascas de frutas e de ovos, legumes, verduras e borra de café. Com isso, a composteira não tem cheiro, não atrai pragas urbanas e o calor gerado pela decomposição da matéria orgânica, que pode chegar a 70°, elimina larvas e patógenos.

Em 2019, foram compostados cerca de 8 toneladas de resíduos orgânicos, sem considerar a cobertura de folhas secas e podas, um volume 66% do que o registrado no ano anterior. O composto gerado é distribuído nas próprias praças e entre os moradores.

Inspiração e parcerias

Nossa atividade vem inspirando coletivos de outros bairros e também escolas e prédios das Vilas a criarem suas próprias composteiras, sempre contando com nossa ajuda e experiência.

Criamos composteiras em parceria com as escolas Olavo Pezzotti e Vera Cruz. E auxiliamos a instalação em bairros como Jardim Marajoara, Vila Mariana e Butantã.

(*)https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/residuos_solidos/domiciliar/index.php?p=4636